Apresentação

Os links q serao usados para a apresentaçao do trabalho estao ao lado                                                                    ====>

Exercicios



Exemplos:




Exercicios:
1) Aproxima-se um ímã de um anel metálico fixo em um suporte isolante, como mostra a figura. O movimento do ímã, em direção ao anel:



A) não causa efeitos no anel.

B) produz corrente alternada no anel.

C) faz com que o polo sul do ímã vire polo norte e viceversa.

D) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de atração entre anel e ímã.

E) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de repulsão entre anel e ímã..


2)O acelerador LHC colidiu dois prótons, girando em trajetórias circulares com sentidos opostos, sendo um no sentido horário e o outro no sentido anti horário, veja a figura. Considere que as trajetórias dos prótons antes da colisão eram mantidas circulares devido unicamente à interação de campos magnéticos perpendiculares ao plano das órbitas dos prótons. Com fundamentos no eletromagnetismo, é correto afirmar:

1) A finalidade do campo magnético é apenas mudar a direção da velocidade dos prótons..

2) A finalidade do campo magnético é aumentar a energia cinética dos prótons.

4) O próton que está girando no sentido anti horário está submetido a um campo magnético que possui um sentido que está entrando no plano da página..

8) A força magnética aplicada em cada próton possui direção tangente à trajetória.

16) A força magnética aplicada em cada próton não realiza trabalho..

3)Em uma aula , o Prof.Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados,como representado na figura ao lado. Um dos anéis é de plástico –material isolante – e o outro é de cobre –material condutor.Em seguida, o Prof. Antônio mostra que o anel de plástico e o de cobre não são atraídos nem repelidos por um ímã que está parado em relação a eles. Ele, então, aproxima rapidamente o ímã, primeiro, do anel de plástico e, depois, do anel de cobre.Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que:

A) os dois anéis se aproximam do ímã.

B) o anel de plástico não se movimenta e o de cobre se afastado ímã..

C) nenhum dos anéis se movimenta.


D) o anel de plástico não se movimenta e o de cobre se aproxima do imã.

Video

-------------------------------------------------------------------------------------------------------






                     Video Explicativo da Lei de Lenz










----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lei de Lenz

Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.

                              Representação do vetor campo elétrico de uma onda eletromagnética circularmente polarizada.



Tendo como exemplo uma espira circular no mesmo plano da tela do monitor submetida a um fluxo magnético constante (portanto sem corrente induzida) e "entrando" na tela. Dependendo da movimentação dada à espira, ocorrerá aumento ou diminuição do fluxo magnético e, com base nesse movimento, podemos determinar o sentido da corrente criada:
  • Afastamento (diminuição do fluxo magnético): sentido horário.
  • Aproximação (aumento do fluxo magnético): sentido anti-horário.
  • Com a variaçao do fluxo magnético, mesmo constante, gera uma corrente elétrica, intensa ou não, depende-se do campo que se forma na espira circular.
De acordo com os estudos de Michael Faraday, a variação do fluxo magnético próximo a um condutor cria uma diferença de potencial induzida nesse mesmo condutor, tal a gerar uma corrente - denominada corrente induzida - que cria um fluxo magnético oposto à variação do fluxo inicial. Não havendo variação do fluxo magnético, não há a ocorrência de uma corrente induzida. Esta variação pode acontecer:
  • Com um campo magnético constante:
    • afastamento do condutor ou da fonte magnética (diminuição do fluxo);
    • aproximação do condutor ou da fonte magnética (aumento do fluxo);
    • variação da área da espira;
    • giro da espira.
  • Com a variação do campo magnético da fonte magnética.
A indução eletromagnética é o princípio fundamental sobre o qual operam transformadores, geradores, motores elétricos e a maioria das demais máquinas elétricas. A corrente elétrica gerada é diretamente proporcional ao fluxo magnético que atravessa o circuito na unidade de tempo.
A lei de Lenz é lei derivada do princípio de conservação da energia. Ao aproximarmos um polo norte de um ímã a uma espira, o fluxo iria aumentar se a corrente que surgisse fosse no sentido horário (aumentando ainda mais o fluxo magnético). Este fato, pois, criaria energia "do nada", violando, assim, o princípio fundamental da conservação da energia.